domingo, 24 de abril de 2011

Hvar


Segundo dia em Split e eu decido ir para Hvar, uma das muitas ilhas da Croácia. A ilha é bem grande, com várias cidadezinhas. A indicação foi ir para a cidade de Hvar, então foi pra lá que eu fui. O dia estava maravilhoso e eu estou com uma bela marca dos óculos escuros.









Catedral de Santo Estevão com um frontão trifoliado e um campanário do século 17.


Palácio Hektorovic com janela com pinásio gótico-veneziano (vai saber o que é isso) do século 15. Acho que é esse, não tinha nada escrito.


Torre do Relógio


Arsenal, datado do fim do século 16 e foi aqui que foi construído o primeiro 'teatro público' dos Bálcãs.


Fortaleza de Hvar, datada do século 16, mas suas fundações datam da primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo. (Cool, hã?)



So cute...


E claro, as águas do Adriático...






Hvar é conhecida também pelos seus campos de lavanda, mas eles só florescem em junho.

Split

Às 7 da manhã do dia 22 já estava em Split. Porque eu comprei uma passagem para as 06:05 da manhã nem eu entendo. Água salgada finalmente. Um dia inteiro explorando a cidade. Split cresceu dentro e ao redor do vasto Palácio do Imperador Diocleciano, um dos maiores e mais bem preservados do mundo romano, construído no final do século III. Essa parte da cidade é uma graça, as ruelas, as torres, os portões.

Uma das entradas para o palácio


Suas fundações



Um equipamento de pressão para a produção de azeite de oliva


Catedral de São Dônio


A vista lá de cima



A Santa Ceia no meio da praça


De acordo com a menina do albergue o 'cool dude' que fez a primeira missa na Croácia em croata. E passar a mão no dedão do pé dele dá sorte, dizem.



Peixe! Que felicidade!


Ah o adriático...


sábado, 23 de abril de 2011

Plitvice

Acho que nem tenho muito o que dizer. Um dos lugares mais bonitos que eu já vi. Me deu vontade de conhecer mais o Brasil.











Zagreb

Depois de longas 8 horas no trem chego em Zagreb, capital da Croácia. A cidade é uma graça, toda organizadinha. Como só ia ficar um dia e meio, tinha que aproveitar o máximo possível. Cheguei no albergue, me ajeitei e saí pra explorar. Dei uma bela volta pelo centro histórico da cidade, comprei uns souvenirs e tirei muitas fotos. Voltei pro albergue porque lavar roupa era necessário. Lá, conversando com o dono, que AMA o Rio de Janeiro, descobri que era possível fazer uma day trip pro Parque Nacional Plitvice, que é um parque que estava na minha 'to do list', mas achava que não dava tempo, porque é um pouco longe de Zagreb. Então, meus planos de conhecer o resto da cidade no dia seguinte foram por água abaixo. Por uma boa causa. Fiquei impressionada como a Croácia é verde.

Minha primeira cerveja croata. =)


A torre e a vista lá de cima.






Igreja de São Marcos e seu telhado de azulejos esmaltados, com os brasõs das armas da Croácia, Dalmácia, Eslavônia e da cidade de Zagreb.


Museu de História Natural, pena que não deu tempo pra ir.


Tulipas e um cavaleiro.


Catedral de Santo Estevão



O mercado Dolac às 6:50 da manhã. Por isso não está arrumado.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Posso pular?

De acordo com a sequência lógica dos acontecimentos, eu deveria postar algo sobre Viena e depois Budapeste. [Viena foi muito rápido, não pude ver o que queria. Budapeste foi legal, achei que era uma cidade pequena, mas era gigante. Parecia um Rio de Janeiro velho e muito mais bonito.]   Mas eu estou na Croácia agora, sim Croácia. Depois de anos assistindo ER e imaginando como seria o país do Dr. Kovac, estou eu aqui pra conferir. Iei!! É tanta animação...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

( ) na programação

Budapeste - Zagreb 20/04/2011

Estou começando a achar que eu e os trens temos sérios problemas. Tudo que eu queria era chegar em Zagreb em torno do meio dia para poder aproveitar o dia e quem sabe conseguir lavar algumas roupas, por isso quis pegar o trem das 6:30 da manhã. Mas, acho que Murphy gosta de viajar comigo.
O trem saiu tranquilamente de Budapeste, mas em alguns momentos eu percebi que ele estava meio devagar. Depois de muitas paradas e e muitos avisos (não faço idéia sobre o que eram, porque era em húngaro, ou croata, vai saber...) paramos numa estação quase na fronteira com a Croácia. E ficamos lá mais de uma hora. O trem estava com algum problema e estavam consertando.

(Isso me lembrou minha viagem de Fort Lauderdale até Orlando. Uma viagem que era para durar 4 mas demorou 7 horas, porque eles perderam a comunicação com o mundo. =/)

Aí o trem começou a andar. Foi uns 100m pra frente e voltou pra estação. (???) De repente entra o "Passport Control". TCHARÃM!!!! Quem foi a anta do Consulado Brasileiro em Munique que disse que indo pra Croácia ninguém checava passaporte?!?!!? Primeiro o "Passport Control" da Hungria. Checa passaporte, carimba passaporte. "Anything to declare?" "No." "Open your bag." Abre mala, revira mala, abre saco de roupa suja, fecha saco de roupa suja. Tudo certo.
Quando estou tentando me ajeitar, fechar a mala, chega o 2° "Passport Control", agora da Croácia. Tudo de novo. Checa passaporte, carimba passaporte. "Anything to declare?" "No." "Open your bag." Sorte que ela já estava aberta. Achei que fossem levar meus souvenirs de Praga. Mas tudo certo. Ainda bem.
Depois de fechar tudo chega um homem pedindo algo que eu não entendi, então pergunto "Passport?" "No, ticket." Bateu um alívio...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Praga


Bem, no momento estou saindo de Budapeste (na verdade amanhã às 6:30 da manhã) em direção à Croácia. Iei!!! Mas, continuando com a seqüência de eventos, vamos falar sobre Praga.

A cidade é linda, pequena, dá pra fazer tudo a pé. Eu gostaria muito de contar várias coisas sobre Praga, mas o sono não deixa. Mas posso dizer que o frio e a chuva não estragaram os dias (mas estava bem frio, viu?). E o que foi o Pub Crawl? Para quem não sabe Pub Crawl é, bem, acho que não sei explicar direito, só sei que a gente paga um tanto de dinheiro, vai prum bar (onde a bebida era liberada por 1:30h) e vai pulando de bar em bar até chegar numa boate. No dia seguinte as pessoas não sabiam qtos bares a gente tinha ido. Foi divertido...
Vou colocar umas fotos.

O famoso relógio Astronômico.


Creepy...


A rua mais estreita do mundo.


É Páscoa!


Praga by night




Queria colocar outras, mas o servidor não deixa!

Até a próxima então.