quinta-feira, 31 de março de 2011

Passeando por aí num belo dia de sol

Passeando por Schwabing. De acordo com o meu guia essa era a casa do Lênin. Mas nem tem nenhuma plaquinha nem nada. Meio sem graça...



Andando pela Leopoldstraβe.



O Homem Andando, uma escultura de 17m de altura, de Jonathan Borofsky.


Siegstor (Porta da Vitória). "Baseada no Arco de Constantino, em Roma, a Siegstor é coroada pela figura da Baviera numa charrete puxada por quatro leões. Projetada para desfiles da vitória em homenagem ao exército bávaro, a porta, danificada na Segunda Guerra Mundial, foi restaurada. A inscrição de 1958 diz 'Dedicada à vitória, destruída na guerra, um apelo à paz'."


Passeando agora pela área sul de Munique.


"A 'mulher' mais alta de Munique, a estátua da Baviera tem 18,5 metros. Segura uma coroa de louros, enquanto um leão, o animal heráldico da região, repousa a seus pés."


Só faltou a musiquinha do 'Rocky'.




terça-feira, 29 de março de 2011

Starnberg See

Pra terminar o final de semana porque não um domingo chuvoso? Muito chuvoso? E porque não irmos para um lago, onde nem faz frio?

Starnberg See num domingo chuvoso com tudo fechado não é divertido. Mas dá pra tirar fotos.





Que bom que as pessoas lêem direitinho os avisos de 'Por favor não alimente os animais'.

domingo, 27 de março de 2011

Nürnberg

Depois de uma bela semana de sol e quase calor, com aulas durante à tarde impedindo o completo aproveitamento do dia, chega o belo fim de semana chuvoso. Sábado fomos a Nürnberg (ou Nurembergue). Cidade com sua Alt Stadt bem preservada, mas muito precisou ser reconstruído após a 2ª Guerra, pois Nürnberg foi altamente bombardeada. Cidade conhecida também pelos Julgamentos de Nürnberg e pelo Lebkuchen, um doce parecido com pão de mel, consumido normalmente apenas no Natal, mas lá tem durante o ano inteiro. Só é caro. Mas muito gostoso.














Olympia Park

Não poderia existir um parque desses perto de casa?
(Quinta da Boa Vista não vale, tá?)












Olympia Turm e a vista lá de cima.





sábado, 26 de março de 2011

Horário de Verão na Alemanha

Eu sempre tive problemas com horário de verão. Quando ele começa a gente atrasa ou adianta o relógio?
Aqui na Alemanha, hoje, sábado, começou o horário de verão. Mas não sei porque todo mundo achou que era pra atrasar o relógio uma hora. Então tudo certo. Temos uma hora a mais pra ficar na rua antes do último trem passar, que pra mim era às 02:15 da manhã. Quando eu chego na plataforma em torno do que eu achava que era 01:05 eu vejo que não tem mais trem, porque na verdade já são 03:05. Citando o Caio, ,,OH MEIN GOTT!" O que fazer nesse momento? Tive que descobrir uma nova maneira de voltar pra casa de madrugada. Um amigo do meu room mate me disse que depois que o metrô para de passar só dá pra voltar pra casa de ônibus até uma certa estação que fica a duas estações de metrô de distância da minha casa. Lá vou eu procurar essa linha, não fazia idéia de onde passava porque eu nunca ando de ônibus por aqui. Depois de muitas perguntas consegui pegar o ônibus e saltar na tal estação. Quando eu vejo o itinerário dele no ponto descubro que ele passa bem na minha esquina. ¬¬ Não precisava andar 22 minutos sozinha até em casa às 4:22 da manhã... Ainda bem que eu estou em Munique, a cidade mais segura que eu conheço, e que eu não tiro mais meu Ipod da bolsa.

Ah, então agora a diferença de fuso horário é de 5 e não mais de 4 horas.
U-hu...

quarta-feira, 23 de março de 2011

...

E depois dessa prova eu me pergunto o que todos me perguntam mas eu nunca sei o que responder.

Por que eu estudo alemão?

terça-feira, 22 de março de 2011

B2 Prüfung

E amanhã começa a maratona de provas!

Hörverstehen, Grammatik, Lesevertehen e Schriftlicher Ausdrücke, tudo amanhã, que divertido. Quinta feira 'apenas' a Mündlich Prüfung (oral). Tensão suficiente. Não sei quantos exercícios diferentes fizemos hoje. Estou com uma bela dor de cabeça.
Mas tudo vai dar certo e semana que vem começa o C1. Pena que pra mim só dura 2 semanas...


Ah, hoje voltando pra casa vi Órion e seu cinturão de cabeça para baixo. Achei tão engraçado.

domingo, 20 de março de 2011

Surf em Munique

Não é pegadinha! Realmente tem gente que surfa em Munique. Só digo que é muito engraçado ver pessoas 'surfando' num frio absurdo num rio dentro do Englischer Garten. Ah, é proíbido surfar sob a influência de álcool ou drogas, viu? 


Sempre um de cada vez, claro. Pra ninguém se machucar. O mais estranho é que o surfista  quase não sai do lugar (na minha humilde opinião). A água passa e ele vai de um lado pro outro da 'onda' fazendo as 'manobras'. Sim, tudo entre aspas. Vai por mim.



Alguém se aventura? Quem quiser saber mais é só visitar http://www.eisbachwelle.de/ .

sexta-feira, 18 de março de 2011

Quando é a Páscoa?

Vem cá. Quando é a Páscoa?
Entrei hoje numa loja idêntica às lojas americanas e era coelho, ovo (de chocolate, de vela) e chocolate pra tudo quanto é lado. Mas não tinha túnel de ovo de páscoa. Se tivesse eu teria ficado assustada.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Englischer Garten

17°C! Eu nem acredito. No sol até dava pra sentir calor. E para aproveitar o sol resolvemos ir ao Englischer Garten, um grande parque no meio da cidade. No verão ele fica lotado de pessoas bebendo nos Biergartens, que são os bares ao ar livre. Mas como brasileiro é enrolado, não deu pra aproveitar tanto o sol assim. E no fim da tarde já estava friozinho de novo. Mas o tempo está melhorando. Uhu!



















Chinese Turm

Um belo pôr-do-sol


domingo, 13 de março de 2011

im Kino

Já estava quase tremendo de crise de abstinência, então hoje resolvi ir ao cinema. Comemorar 1 mês de Alemanha. Iei! Só que ir ao cinema na Alemanha é pegadinha. Aqui em Munique só tem um cinema que passa filme na versão original. Todos os outros só dublado ou em horários bem específicos. E isso é o normal. Um professor achou super estranho quando eu disse que no Brasil isso não era normal, a não ser para filmes infanto-juvenis.

Filme escolhido: O Discurso do Rei. Ganhador do Oscar, já estava querendo ver mesmo, vamos então testar meu alemão. Tensão pré-filme: 1) 8 euros? jura? 2) a caixa escolhe seu lugar automaticamente. Olho no bilhete, fila 11, assento 12. Beleza. Meu coleguinha que comprou logo depois de mim recebeu fila 9, assento 4. Wie bitte? Não é na ordem? Para sentar junto, só comprando de uma vez. O que fazer então? Esperar os trailers começarem e escolher dois lugares juntos vazios. Trocamos de lugar umas 3 vezes. Pra cinema os alemães não são tão pontuais. Mas e o filme? Adorei! Considerando que eu só entendi 67,43% dele. Mas eu acho que nunca mais esqueço como se fala 'gaguejar' em alemão...

sábado, 12 de março de 2011

Ah, o sol...

Esse final de semana vai ser bem light, porque essa semana tem prova e semana que vem tem outra mais cascuda ainda. Mas aconteceu algo muito engraçado hoje. Acordei e estava um belo dia de sol. Depois de muita enrolação, lavagem de roupa e um pouco de estudo, resolvi sair pra almoçar e dar uma volta. Blusa, casaquinho, casaco e cachecol. Quando eu coloco os pés la fora não sinto aquele vento gelado na cara. Não está frio. Vejo as pessoas na rua sem cachecol, sem casacão. Chego no centro, na praça Karlsplatz, e vejo um mundo de pessoas sentadas no chão conversando, comendo, interagindo debaixo daquele solzinho. Não podia ser assim todos os dias?

Ah, o nome do donut alemão é Krapfen.

terça-feira, 8 de março de 2011

Faching

O que eu posso dizer sobre o Faching, o carnaval dos alemães? É uma coisa estranha, com músicas antigas (muito ruins), muita cerveja, e fantasias ridículas. Mas é engraçado. Hoje no curso tivemos uma comemoração de Faching, com confete, serpentina, Sekt mit Orangen Saft (uma champagne furreca com suco de laranja, komisch) e um donut alemão que eu acabei de esquecer o nome. De graça, então tá valendo.


Fomos para a rua e eu só vi coisas estranhas. Eu sei que os alemães não tem muito senso de humor, mas o que seria isso?

Sim, isso é um brócolis.

Quanta alegria!


Muita gente!
Um carro alegórico?



segunda-feira, 7 de março de 2011

Basel

Basel, a cidade mais fofa que eu já conheci.

Os cartões postais de Basel são a catedral (Münster), a primeira catedral da Suíça, e o rio Reno, onde as pessoas se reúnem num belo dia de sol.


Basel é dividida pelo rio Reno, de um lado fica a Klein Basel e do outro a Groβ Basel (lado pobre e lado rico antigamente). Quando as pessoas passavam de um lado para o outro era necessário pagar um imposto, e era nessa casinha no meio da ponte onde isso era feito. Agora ela está enfeitada para o Fasnacht, o Carnaval da Suíça, com as máscaras em Alpes relevo. 


No lado da Groβ Basel existe esse rei que fica dando língua e revirando os olhos para a Klein Basel. Achei engraçado.

A Altstadt (cidade velha) de Basel é muito bem preservada, existem construções dos séculos 13, 14. A casa mais antiga que vi era do ano de 1291.


Eu, Vivi e o Gordo na frente da catedral, que está sendo restaurada. Parece que a Europa inteira está em obras ultimamente.

Rathaus, a prefeitura.


O principal portal da cidade.

Uma bela vista panorâmica.


No verão a praia deles é aqui. Um pouco pequena pro meu gosto, mas fazer o que?

Mas o lugar é muito bonito. Ainda mais descobrindo numa pedalada no domingo de manhã.















Queria agradecer Viviane e Vanessa, pelo super final de semana em Basel, com direito a uma sexta feira muito louca, comidas típicas e passeios super interessantes.